Sobre a
Certificação
Essa certificação é fruto de 20 anos de atuação no segmento de formação profissional em dança do ventre completos em 2024. Desse trabalho já tive frutos como a Coleção Os pilares da Profissionalização em dança do ventre, que muito tenho orgulho e que levou o meu trabalho para lugares onde dificilmente eu chegaria. E nos últimos anos com os livros e com o avanço do formato digital, venho modificado o meu trabalho com a formação e todas as minhas ações resultaram nesse projeto. Elaborei um programa com temas fundamentais para atualização e melhoria da didática e qualificação para professores de dança do ventre e de também para pessoas que tenham interesse em trabalhar com esse estilo de dança.
Eu trago o termo reciclagem, pois os conteúdos fundamentais em geral são conhecidos, porém, esse programa prevê atualização de informações a partir de novas pesquisas, inclusão de autores e esclarecimentos de temas que ainda causam equívocos ou desconhecimento por parte de pessoas atuantes na dança, e suas competências pedagógicas para utilizá-los em sala de aula para o desenvolvimento das alunas, principalmente. O foco é totalmente na sala de aula, onde os conteúdos são utilizados. Por isso mesmo os conteúdos estão direcionados a metodologia (que são os caminhos) e na didática (que é o como fazer, e com eficácia). Incluindo novas tecnologias e ferramentas que estamos utilizando nos formatos híbridos e digitais, que vieram para ficar.
Uma certificação qualifica o trabalho de quem está começando, e agrega aquelas professoras que já tem experiência, porém estão atentas às mudanças e desejam uma reciclagem e uma mentoria de alguém cujo trabalho mais experiente possa agregar. Além da metodologia, a exposição de uma didática que atenderá as necessidades pedagógicas de quem atua profissionalmente na dança do ventre. Pois a evolução não está somente nas tecnologias, com as pesquisas, evoluíram também os processos pedagógicos para ensinar de forma mais qualificada.
Os participantes desse curso receberão a certificação da metodologia Brysa Mahaila e poderão utilizar os programas do curso nas suas aulas, contando com mentoria para dúvidas e acompanhamento do trabalho por dois anos, sendo um ano do curso e mais um ano para fixação e uso das aulas. O conteúdo programático será dividido por eixos dos temas que alicerçam o trabalho com a dança do ventre proposto nessa metodologia.
Serão 4 eixos e cada um deles com 3 temas que serão abordados num total de 9 aulas, cada eixo. Total serão 36 aulas o programa completo, uma certificação para professoras bem intensiva.
-
Eixo 1 – Competências da professora de dança do ventre – esse eixo contempla temas que embasam as habilidades necessárias para que uma professora exerça com autoridade a sua profissão, sentindo-se qualificada para essa atividade;
-
Eixo 2 - Diretrizes da metodologia Brysa Mahaila: Bases metodológicas aqui propostas que são estruturadas em 3 pilares (técnica, musicalidade e expressão). Abordagens dos meus livros, mas num caminho para desenvolvimento profissional em sala de aula, com as exigências do mercado atual;
-
Eixo 3 – Práticas pedagógicas para ensino de dança do ventre: Aqui serão descritos os processos e práticas pedagógicas que embasam a minha didática, desde o ensino de quem está iniciando na dança até alunas de nível avançado, tanto no formato presencial quanto em outros formatos híbridos ou digital;
-
Eixo 4 – Direcionamento de carreira para certificação Master Oriental Dance Professional. O eixo final, tratará propriamente das condições para ser certificada Master Oriental Dance Professional, avaliação dos conteúdos, tarefas que serão solicitadas a cada eixo para que seja comprovada a qualificação profissional para utilizar essa certificação.
Formato:
O curso acontecerá em 12 meses, de janeiro a dezembro de 2024. Serão encontros mensais online, com 1h30 de duração e que também ficarão gravados para acompanhamento fora do horário em que acontecerão. Além do encontro online, o tema do mês contará com 02 aulas práticas de vídeo gravadas contendo atividades para aplicação do estudo em sala de aula.